LETREIRO


I made this widget at MyFlashFetish.com.

WWF

domingo, 27 de setembro de 2009

Carta à senadora Marina Silva

No dia 25 de Setembro de 2009, a Senadora Marina Silva recebeu o membro do Centro Acad. de Engenharia Ambiental, Diego Loiola para um almoço onde foram discutidos: sustentabilidade como desafio do séc. XXI, juventude e meio ambiente. O estudante Diego aproveitou para entregar uma carta para a senadora e reivindicar a atuação dos eng. ambientais.




Ex.ma. Senadora Marina Silva,
Vivemos um momento de extremas dificuldades na história da civilização humana. Todas as experiências, os erros já cometidos e as crises vivenciadas tanto no presente, quanto no passado não nos serviram de lição. A crise que vivemos hoje é uma crise muito mais profunda que a crise do capital financeiro. Vivenciamos a crise dos valores e da ética. Ainda lutamos contra um modelo velho e arcaico de desenvolvimento que faz com que homens, mulheres, crianças e nossos recursos naturais sejam explorados indiscriminadamente. É uma luta difícil e desgastante. Porém, nós, jovens estudantes do curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará não desistimos de lutar. Optamos pelo comprometimento de colaborar nas transformações sociais. Queremos fazer com que nossa sociedade seja mais justa, saudável e igualitária. Para isso é indispensável que tomemos a sustentabilidade como modelo a ser seguido. A utopia não pode parar. O que seria de um indivíduo sem sua capacidade de sonhar? Nós, como jovens estudantes nos empenhamos diariamente na causa ambiental, que é a causa da humanidade e nos deparamos a todos os instantes sendo feridos em nosso direito pleno de exercer nossa futura profissão. O Engenheiro Ambiental, assim como diversos profissionais dos diferentes ramos da engenharia está devidamente regulamentado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), porém é comumente desqualificado e oprimido por um regime que beneficia a elite tradicional deste conselho. Nós, futuros engenheiros ambientais, que estudamos desde as bases às complexidades dos sistemas de saneamento fomos recentemente proibidos de assinar projetos de construção de aterros sanitários. O engenheiro ambiental, mais do que qualquer engenheiro compreende as relações naturais dos recursos bióticos e abióticos, não se limitando a enxergar fatores isolados, mas as interações existentes nos contextos ambientais e sociais que cotidianamente são desrespeitadas. Nós, estudantes de Engenharia Ambiental nos sentimos desmotivados todas as vezes que somos deslegitimados dentro do nosso próprio campo de atuação. Estamos fazendo um trabalho admirável dentro de nossa Universidade. Formamos coletivos jovens de meio ambiente para atuarem com as comunidades, realizamos blitz ambientais e seminários para repensar os modelos que vivemos. Ainda sim temos um futuro de incertezas. Quais mais direitos nos serão vetados?
Mas os acontecimentos de ultimamente nos têm trazido bastante alegria. Escutamos um nome ecoar dos jovens e esse nome é Marina Silva. Nos renovamos na esperança do projeto de um modelo de desenvolvimento onde não hajam opressores e oprimidos, onde haja sustentabilidade. Estamos juntos para colaborar neste novo tempo de transformações. Acreditamos e confiamos na sua luta, pois ela é a luta de todos nós, pois quem planta boas idéias, planta para a eternidade.
Atenciosamente,
Estudantes de Engenharia Ambiental do IFCE.

Um comentário:

  1. Pois é caríssimo Diego,parabéns pela sua iniciativa!!Que nós estudantes e agentes transformadores que somos possamos sempre estar um passo a frente...e essa sua atitude de entregar a carta(escrita de maneira excelente) demonstra sua proatividade e compromisso com a causa!Beijos

    ResponderExcluir