Conheça as profissões que estarão em alta em cinco anos
Carolina Braga tem 18 anos e, desde pequena, adora catar lixo do chão, fazer trilha e ficar perto da natureza. Ela é aluna do 3º ano do ensino médio e quer ser engenheira ambiental. Carolina diz que pesquisou muito antes de escolher a carreira e que sua ambição é trabalhar em uma grande corporação:
Nanotecnologia é a profissão do futuro
- Minha ideia é fazer um trabalho, dentro das empresas, de redução do impacto ambiental provocado pelas suas atividades afins.
" Carreiras como nutrição e educação física terão seu espaço garantido (Andrea Guerra) "
A vocação da menina a levou a fazer a escolha certa. É o que pensam especialistas em recrutamento e seleção quando imaginam as possibilidades para aqueles que fazem vestibular e a prova do Enem este ano e estarão no mercado de trabalho, provavelmente, em 2014.
- Profissões ligadas ao meio ambiente que tenham o viés da sustentabilidade e favoreçam a responsabilidade social já estão e permanecerão em alta. As empresas e consultorias ambientais têm buscado biólogos, engenheiros florestais, engenheiros ambientais e agrônomos -- afirma Andrea Guerra, gerente da People and KPMG, empresa de recursos humanos.
Jaqueline Resch, diretora da Resch Recursos Humanos, explica que o investimento das empresas em ações de sustentabilidade e responsabilidade social está relacionada à melhora da imagem institucional:
-- Há empresas montando equipes de sustentabilidade que trabalham exatamente para diminuir o impacto ambiental nas áreas onde atuam.
Outra área em franca expansão é petróleo e gás, alavancada, especialmente, pelo avanço da tecnologia na área de exploração e consequente aquecimento do mercado.
- São geógrafos, oceanógrafos, engenheiros, profissionais da área de informática, enfim, profissões voltadas principalmente para o desenvolvimento da tecnologia de exploração de óleo e gás - aposta Jaqueline.
" Sempre digo aos jovens para analisarem seus interesses e escolherem a profissão não só em função da demanda (Jaqueline Resch) "
Tanto ela quanto Andrea concordam que profissões relacionadas à melhora da qualidade de vida e à saúde do idoso também ganharão espaço nos próximos anos.
- As pesquisas apontam para o envelhecimento da população - lembra Jaqueline.
Andrea completa:
- Além disso, vivemos em um país onde há preocupação com o corpo. Portanto, carreiras como nutrição, educação física, além das relacionadas à melhora da qualidade de vida, como engenharia genética, também terão seu espaço garantido.
Com a perspectiva da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas de 2016, o mercado de turismo e hotelaria tende a crescer. A cidade receberá turistas do mundo inteiro e precisará estar preparada com profissionais das áreas de serviço que falem, pelo menos, inglês e espanhol.
Além disso, em várias cidades do país e, especialmente, no Rio de Janeiro, que sediará as Olimpíadas, Andrea Guerra aposta que profissionais da área de infraestrutura serão muito requisitados, por causa das obras que serão realizadas até lá:
- Engenheiros civis, arquitetos e engenheiros de trânsito que possam repensar a malha viária, além de profissionais especializados em logística de eventos, terão mercado.
Ela acredita que os dois eventos podem abrir espaço para carreiras ligadas à preparação física, como fisioterapia e medicina esportiva.
Embora as tendências de mercado tenham que ser consideradas na escolha da profissão, Jaqueline aconselha aos jovens que olhem atentamente para seus próprios talentos:
- É importante ter alternativas, pois o mercado é dinâmico. Sempre digo aos jovens para analisarem seus interesses e escolherem a profissão não só em função da demanda.
http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2009/10/26/conheca-as-profissoes-que-estarao-em-alta-em-cinco-anos-913040489.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário