Segundo um estudo realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), no Pará, cerca de 90% da madeira extraída no Estado é explorada sem autorização legal, segundo afirma o jornal Folha de S. Paulo deste domingo.
Segundo o jornal, é a primeira vez que é feita uma estimativa sobre a retirada de madeira ilegal no País, uma vez que até o momento não era clara a quantidade extraída ilegalmente.
Os dados levantados pelo relatório da Imazon são oriundos de imagens de satélite de 2007 e 2008 e mostrariam atividades ilegais, até mesmo, na retirada de madeira legalizada.
Segundo o engenheiro florestal André Monteiro, co-autor da pesquisa, disse à Folha, "fica claro que o Estado não tem controle fiscal suficiente da extração". A ONG pretende ainda comparar os dados com o total de madeira retirada em cada região do Pará, para estimar o volume da extração clandestina.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4088487-EI8139,00-Quase+da+madeira+extraida+no+PA+tem+origem+ilegal.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário