Um material muito mais pesado do que a água e com densidade maior do que a encontrada no interior do Sol está sendo pesquisado por cientistas no Departamento de Química da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
O estudo abre caminho para o desenvolvimento de uma fonte de energia que seja mais sustentável e ofereça menos riscos ao ambiente do que os sistemas atuais de produção de energia nuclear.
O material, chamado de deutério ultradenso, é uma variação do isótopo do hidrogênio com número de massa igual a 2.
Ele é tão pesado que um cubo de 10 centímetros de lado com o material pesaria 130 toneladas. Análises indicaram que a distância entre os átomos é maior do que na matéria comum.
Segundo os pesquisadores, o deutério ultradenso pode se mostrar um combustível muito eficiente na fusão nuclear a laser.
O estudo mostrou que é possível atingir a fusão entre núcleos de deutério por meio do uso de lasers de alta potência, processo que liberaria enormes quantidades de energia.
A maior dificuldade é comprimir o deutério congelado o suficiente para atingir a alta temperatura necessária para iniciar o processo de fusão.
O deutério comum, também chamado de hidrogênio pesado, é encontrado em grandes quantidades na água e vem sendo usado em reatores nucleares convencionais na forma de água pesada (D2O).
Nenhum comentário:
Postar um comentário