O Plano Nacional para a Prevenção de Resíduos está em fase final de elaboração pelo Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), devendo ser remetido muito em breve para a tutela para apreciação, de acordo com Paulo Partidário, coordenador da Unidade de Tecnologias de Prevenção e Reciclagem do INETI.
O especialista acredita que a versão final do plano deverá estar concluída no fim deste ano. O foco central do documento está em não considerar o resíduo apenas como resíduo. «Temos de ser mais responsáveis em termos sociais. Na última década tivemos um crescimento na ordem dos 30 por cento da produção de resíduos. Esta tendência tem de ser contrariada e para isso temos de educar o cidadão e sensibilizar. É o que se pretende com este plano», explicou Paulo Partidário, lembrando que há uma relação directa entre a produção de resíduos e o rendimento das famílias.
O objectivo do documento é reduzir a produção de resíduos, reduzir a perigosidade dos resíduos, hierarquizar os resíduos, propor metas e medidas de prevenção (específicas, abrangentes), e monitorizar com indicadores apropriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário