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domingo, 30 de agosto de 2009

Caminhão movido a eletricidade é apresentado pela FIAT



O futuro chegou aos pesados
Iveco inaugura uma nova era ao produzir o primeiro caminhão elétrico do país
Da redação

A Iveco e a Usina de Itaipu apresentaram nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR), o Daily Elétrico - o primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável. O protótipo foi desenvolvido em parceria pelas duas empresas com o objetivo de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros.

O modelo escolhido para receber a propulsão à energia elétrica foi o Iveco Daily 55C, que na versão elétrica, ganhou o nome de 55C/E. Como um chassi cabine-dupla, ele tem uma configuração muito usada por empresas distribuidoras de energia, como é o caso das empresas parcerias no projeto (Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light).

O Daily Elétrico é equipado com três baterias Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project), considerada a melhor bateria para esta aplicação disponível no mercado. Elas são acopladas a um motor elétrico de corrente alternada, trifásico, controlado por um inversor de potência e refrigerado a água.

O propulsor elétrico gera 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 13,5 kgfm a 2.950 rpm com pico de potência a 80 kW (108 cv) e torque máximo de 30,5 kgfm. A tração é traseira. Com esse conjunto, o Daily Elétrico tem velocidade máxima eletronicamente limitada a 70km/h, com força para arrancar em rampas de até 18%.

Baterias. A autonomia das baterias completamente carregadas é de 100 km. Elas não precisam ser retiradas para serem recarregadas, a operação é feita por meio de três tomadas de 220V/16A. Por não possuir efeito memória, elas não viciam.

O tempo de recarga das baterias é de oito horas e, segundo a Iveco, a tecnologia poderá ser futuramente aplicada em qualquer versão do Iveco Daily, seja chassi-cabine, furgão ou chassi de ônibus. Ainda de acordo com a montadora, a vida útil das baterias é de cerca de 1.000 ciclos (cargas).

Ao contrário das outras baterias elétricas, a Zebra também não libera hidrogênio (gás inflamável) quando em recarga, permitindo uma operação de recarga mais segura.

Planos
Produção. As primeiras dez unidades produzidas do Daily Elétrico serão entregues para a Usina de Itaipu. Para 2010, um segundo protótipo elétrico está planejado, só que em outra configuração do Daily.

Desempenho. O propulsor elétrico do modelo gera até 108 cv de potência e atinge 85 km/h
Desempenho. O propulsor elétrico do modelo gera até 108 cv de potência e atinge 85 km/h
Tecnologia
Caminhão possui KERS como na F-1

O Daily Elétrico utiliza a tecnologia KERS, que recupera a energia cinética gerada nas freadas, de forma semelhante ao sistema hoje utilizado em algumas equipes da Fórmula 1, como a Ferrari, que também faz parte do Grupo Fiat.

Em um veículo normal, a desaceleração (provocada pela ação dos freios) gera calor, que é completamente desperdiçado. No Daily Elétrico, este calor é transformado em energia elétrica e vai para as baterias. Assim, o caminhão amplia a carga elétrica disponível. Essa característica faz do modelo um veículo ideal para o trânsito urbano, onde o para e anda é frequente.

A caixa de direção eletro-hidráulica foi igualmente idealizada para consumir menos energia. Próximo ao comando do ar-condicionado, o Daily Elétrico traz um mostrador digital para indicar, por exemplo, a carga, a corrente e a voltagem das baterias.

Jogo rápido
Autonomia. O protótipo do Daily Elétrico é equipado com baterias à base de sódio, níquel e cádmio, com autonomia de 100 km.

Ecológicas. Após seu descarte, as baterias são totalmente recicláveis, com todos os componentes podendo ser posteriormente reaproveitados em diversos processos industriais.
Publicado em: 30/08/2009

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